Nossa história

A gênese deste movimento, que busca a união de profissionais, estudantes, pesquisadores e docentes da área de Gestão do Esporte no Brasil, se deu durante o Congresso de Gestão Esportiva, realizado em 28 à 30 de outubro de 2005 na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, considerado posteriormente como 1º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte.

Durante o Congresso, reuniram-se professores e pesquisadores da área e uma das decisões foi a de organizar um movimento nacional para o desenvolvimento da Gestão do Esporte Brasil. Naquele mesmo ano de 2005, em 12 de dezembro, foi realizada uma reunião em São Paulo, na qual os participantes sugeriram a formação de uma Associação Nacional com o objetivo de disseminar o conceito e importância da Gestão do Esporte em todo o território brasileiro.

No ano de 2007 foi realizado o 2º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte em Florianópolis. Durante este evento foram realizadas reuniões que buscaram a mobilização dos envolvidos com a Gestão do Esporte no Brasil para uma maior união e concretização da Associação.

Em reunião em São Paulo, em 09 de maio de 2009, foi aprovado o Estatuto e eleita Diretoria provisória. O lançamento oficial, em âmbito nacional, da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP) se deu durante o Congresso Internacional de Gestão do Esporte e do Lazer, em novembro de 2009 (3º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte).

Após seu lançamento, a ABRAGESP busca através de eventos, estimular as discussões e disseminação de conhecimento da Gestão do Esporte no Brasil, seja em termos acadêmicos, seja em termos mercadológicos.

Assim, foram realizados diversos eventos, com desta que para o 1º Congresso Internacional de Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, realizado em Brasília em 2011 e o 2º Congresso Internacional de Gestão do Esporte e 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, realizado em Recife em 2013.

Com a realização dos megaeventos internacionais no Brasil, o Esporte no país teve um ganho de complexidade, no sentido que a cobrança por resultados positivos é cada vez maior. Somos da opinião que somente através de uma Gestão profissional, realizada por recursos humanos capacitados, o Esporte no Brasil terá um melhor desenvolvimento.

Nossos próximos passos terão como objetivo a continuidade da disseminação de conhecimento e a defesa sobre a necessidade de profissionalização ou novas práticas de Gestão no Esporte Brasileiro. Além da congregação dos diversos profissionais envolvidos neste universo.

Para isso, serão realizados eventos, como o 3º Congresso Internacional de Gestão do Esporte e 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, a ser realizado no Rio de Janeiro em 2015, publicações científicas e publicações sobre boas práticas ou relatos de experiências existentes na Indústria do Esporte.

Esperamos agora a sua contribuição nesta história!!!

Junte-se a nós no desafio para a melhora continua da Gestão do Esporte no Brasil!!!

Comentários fechados.