Normas para apresentação

  • Norma para apresentação dos trabalhos aprovados

     

    APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL

    Após selecionado e classificado pela Comissão Científica, o trabalho será exposto em apresentação oral no local da Sessão de Comunicação Oral indicada pela Comissão Científica.

    É obrigatória a inscrição no Congresso de pelo menos um autor e a presença do mesmo no momento da Apresentação do trabalho (respeitando o limite máximo de 3 apresentações por pessoa). Data e horário serão comunicados pela organização do Congresso com a devida antecedência.

    Cada trabalho será apresentado em no máximo 15 minutos. Adicionalmente serão considerados 5 minutos para perguntas e esclarecimentos sobre o trabalho apresentado.

    Cada sessão de Comunicação Oral terá um coordenador que tem a função de apresentar os autores, controlar o tempo de apresentação e organizar a discussão dos trabalhos.

    Solicita-se que os apresentadores compareçam na Sala com pelo menos quinze (15) minutos de antecedência do início da sessão;

    Solicita-se também que os autores tragam as apresentações em um dispositivo USB. Sugere-se que, como forma de backup, as apresentações tenham acesso através do e-mail do autor que irá realizar a apresentação do trabalho;

    No conteúdo da Apresentação devem estar especificados:

    • Título do trabalho;
    • Nome, vínculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
    • O material a ser exposto na Apresentação Oral deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do resumo, conforme o tipo de trabalho;

    A apresentação deverá ser preparada em dois formatos: PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) e PDF (este para o caso da apresentação “desconfigurar” no computador cedido pela organização do evento) e sugere-se que a mesma tenha no máximo 20 slides (diapositivos);

    Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts.

     

    PÔSTER
    O pôster é um meio de comunicação visual e fonte de informação do trabalho que, após selecionado e classificado pela Comissão Científica, será exposto e complementado por apresentação no local da Sessão de exposição indicada pela Comissão Científica.

    É obrigatória a inscrição de pelo menos um autor e a presença do mesmo no momento da Apresentação do pôster. Data e horário serão comunicados pela organização do Congresso com a devida antecedência.

    No conteúdo do Pôster devem estar especificados:

    • Título do trabalho;
    • Nome, vínculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
    • O material a ser exposto no Pôster deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do resumo, conforme o tipo de trabalho;

    As seguintes medidas devem ser observadas na confecção do pôster: na largura o pôster deve ter exatamente 90 cm e na altura o pôster deve ter exatamente 100 cm e possuir cordão para fixação no local da apresentação;

    Para a elaboração do pôster, sugerimos utilizar para os títulos fonte no tamanho 72pts em negrito; para os subtítulos, utilize fonte no tamanho 32pts em negrito; o texto deve ser escrito com fonte 30pts.