Evento

  • A Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP), fundada em 2009, tem como missão o incentivo à produção e o estímulo a disseminação de conhecimento na área da gestão do esporte no Brasil. A entidade reúne associados de todas as regiões do Brasil e também estudantes brasileiros que realizam suas atividades acadêmicas fora do Brasil. Sendo uma das principais ações da ABRAGESP, o Congresso Brasileira de Gestão do Esporte tem se consolidado como um importante momento de reunião e congregação de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área. O evento, que inicialmente era realizado a cada 2 anos, teve sua origem antes mesmo da fundação da entidade, sendo que a 1ª edição do congresso foi realizada em outubro de 2005. Em 2015, devido à grande demanda e um número maior de trabalhos científicos desenvolvidos em diversas instituições brasileiras, a ABRAGESP optou por organizar o congresso anualmente.

    8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte

    Abaixo a cronologia do congresso:
    2005 – 1º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte – USP – São Paulo
    2008 – 2º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte – UNISUL – Florianópolis
    2009 – 3º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte – USP e SESC – São Paulo
    2011 – 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte – UnB – Brasília
    2013 – 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte – UFPE – Recife
    2015 – 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte – UERJ – Rio de Janeiro
    2016 – 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte – UNISUL – Palhoça
    2017 – 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte – UTFPR – Curitiba

    Em 2018, o 9ª Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte será realizado na cidade de Fortaleza e terá como sede o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, através de seu Departamento de Educação Física e Esporte.
    São objetivos do Congresso promover:
    • A difusão de conhecimentos em Gestão do Esporte no Brasil, gerando um impacto no mundo acadêmico e profissional;
    • O intercâmbio, análise e discussão das problemáticas relacionadas à Gestão do Esporte por meio de convite para palestrantes internacionais;
    • A cooperação internacional e o intercâmbio acadêmico e profissional relacionado à Gestão Esportiva no país.

    A gestão do esporte no Brasil está paulatinamente se consolidando como uma importante área de intervenção do profissional da área de educação física, esporte, gestão desportiva e lazer, administração, além de outras áreas afins, nas diversas organizações esportivas. Temos a ideologia que essa atuação deve ser cada vez mais qualificada e profissional, portanto, é primordial que o desenvolvimento do esporte no Brasil e sua respectiva gestão seja realizada a partir de embasamento científico aliada com a experiência do conhecimento adquirido na prática. Como resultado espera-se a superação da carência de projetos bem executados nas organizações e políticas de esporte no país e a falta de sustentabilidade de projetos esportivos existentes tanto no âmbito público e privado e que aborda as diferentes manifestações esportivas.

    No Brasil, a produção científica na área da gestão do esporte ainda se encontra em desenvolvimento, quantitativa e qualitativamente, mas com convicção que a contribuição de conhecimento científico agrega, propõe reflexão, constrói, avalia e desenvolve uma melhor organização do esporte no país.

    Desta forma, a temática central do 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte será “Desafios Locais do Esporte Global”. Pretendemos trazer ao evento grandes nomes nacionais e internacionais do meio acadêmico, cujos trabalhos sejam publicados nas principais revistas acadêmicas da área no Brasil. Também serão convidados profissionais atuantes no mercado esportivo brasileiro, que tenham como um dos princípios norteadores de seus trabalhos o uso de informações oriundas do mundo acadêmico, proporcionando assim um debate de qualidade sobre a gestão do esporte no Brasil em seus âmbitos acadêmico e profissional.

    Por fim, a Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP) e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – Departamento de Turismo, Hospitalidade e Lazer e o Departamento de Educação Física e Esporte, convidam pesquisadores, docentes e estudantes de Educação Física, Esporte, Gestão Desportiva e Lazer, Administração, Economia, Marketing e áreas afins; dirigentes, consultores, assessores, investidores das diferentes organizações esportivas brasileiras e internacionais, além de outros profissionais da Indústria do Esporte, para participar do 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, que acontecerá de 19 a 21 de setembro de 2018, nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará.

    9º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte

    Comissão organizadora

    Presidente
    Profº Dr. Ary José Rocco Junior

    Coordenador Geral Local
    Profº Emmanuel Alves Carneiro

    Membros da Comissão Organizadora
    Profº Kleber Ribeiro Augusto
    Profª Márcia de Paula
    Profº Francisco das Chagas Junior
    Profº Dr. Thiago de Oliveira Santos
    Ms. Luiz Gustavo Nascimento Haas

    Comissão Científica

    Presidente
    Prof. Dr. Thiago de Oliveira Santos (UFPR)

    Membros
    Profa. Dra. Ana Paula Cabral Bonin Maoski (DAEFI-UTFPR)
    Prof. Dr. Ary José Rocco Júnior (EEFE-USP)
    Profa. Dra. Flávia da Cunha Bastos (EEFE-USP)
    Prof. Ms. Geraldo Ricardo Hruschka Campestrini
    Prof. Dr. Leandro Carlos Mazzei (FCA-UNICAMP)
    Prof. Dr. Nicolas Caballero Lois (IESB)

    Comissão organizadora local
    Emmanuel Alves Carneiro – Coordenação Geral Local
    Kleber Ribeiro Augusto – Coordenação técnica
    Márcia de Paula – Coordenação de mídia e comunicação
    Francisco das Chagas Junior – Coordenação logística