Diretrizes para autores

  • Diretrizes para autores:

    O Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (CBGE) recebe dos autores interessados somente a opção de submissão por meio de RESUMOS.

    Após a aprovação e confirmação de inscrição no evento de seus autores, resumos poderão ser apresentados através de comunicação oral ou pôster.

    Os resumos que forem aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento (ISSN: 2594-505X)

    Os resumos que forem aprovados poderão ser indicados para fast track de publicação na Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE) ISSN: 2448-3052 ou Revista Intercontinental de Gestão Desportiva (RIGD) ISSN: 2237-3373, Podium Sport, Leisure and Tourism Review ISSN: 2316-932X.

    Deste modo, e se for intenção dos autores recomenda-se que, após a submissão dos resumos mantenham a estrutura do trabalho completo para uma maior celeridade do processo de submissão após a indicação para a publicação nos periódicos citados no item anterior.

    Serão aceitos para avaliação RESUMOS que tenham como foco as diversas sub-áreas relacionadas com a Gestão do Esporte:
    • Estratégia e governança nas organizações esportivas;
    • Políticas do esporte
    • Marketing esportivo e comportamento dos consumidores do esporte;
    • Esporte, mídia e comunicação;
    • Economia, finanças e contabilidade nas organizações esportivas;
    • Eventos e instalações esportivas;
    • Formação e recursos humanos na gestão do esporte;
    • Legislação, direito e ética nas organizações esportivas;
    • Outros temas ligados à gestão do esporte.

    Os trabalhos devem ser originais e inéditos, não sendo permitido textos que já foram publicados em periódicos e em outros eventos científicos.

    Cada autor poderá constar como primeiro autor em no máximo 2 trabalhos independente das sub-áreas citadas acima, como co-autor a quantidade de participação é livre.

    Será permitido o máximo de 5 (CINCO) autores para cada trabalho submetido.

    Os trabalhos deverão ser submetidos até às 23h59m do dia 16/07/2018
    Informações sobre como submeter os trabalhos serão disponibilizadas em breve

    Política de Avaliação
    • A Comissão Científica do CBGE tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as publicações científicas.
    • Os resumos serão encaminhados a pelo menos dois pareceristas em sistema de blind review;
    • A partir das avaliações dos pareceristas, a Comissão Científica pode decidir ou não pela aprovação dos trabalhos e também sobre a mudança do modo de apresentação sugerido pelos autores (comunicação oral ou pôster), assim como sugerir eventuais ajustes de modo a adequar os textos para publicação nos anais do evento;
    • As avaliações serão feitas em formulários de avaliação padronizados, havendo espaço para comentários personalizados, e serão encaminhados aos autores em caso de aceite condicional, correções ou recusa.

    Diretrizes Gerais para submissão de RESUMOS

    • A formatação do resumo deve obrigatoriamente seguir as orientações destas diretrizes. Em caso de erros, sejam de formatação ou em termos de linguagem, o resumo será reprovado.
    • Citações e referências bibliográficas devem ser de acordo com as normas da American Psychological Association (APA), 6ª edição.
    • O layout da página deve ser A4 (29,7 x 21 cm), superior e inferior (3 cm), esquerda e direita (2 cm);
    • Fonte Times New Roman tamanho 12 em espaçamento simples.
    • Os textos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês;
    • Os trabalhos devem conter a seguinte Estrutura:

    Primeira Página
    • Título do trabalho em negrito e centralizado (com a primeira palavra inicial em maiúscula e demais em minúscula, exceto em nomes próprios);
    • Abaixo do título, nome de cada autor e respectivo vínculo institucional e e-mail de cada um dos autores;
    • Sub-área do trabalho;
    • Indicação para tipo de apresentação no evento: Comunicação Oral ou Pôster;

    RESUMO
    • Título do trabalho em negrito e centralizado (com a primeira palavra inicial em maiúscula e demais em minúscula, exceto em nomes próprios);
    • Palavras-chave: no máximo 5, divididas por ponto vírgula;
    • Sub-área do trabalho;
    • Indicação para tipo de apresentação no evento: Comunicação Oral ou Pôster;
    • Texto do Resumo em um único parágrafo, devendo possuir no máximo duas páginas em espaçamento simples, contendo em negrito no decorrer do texto: Introdução e objetivo(s); Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões ou Considerações Finais e Referências bibliográficas;
    • Referências: no máximo 5 (cinco), formato APA e que tenham sido citadas durante o texto.

    O arquivo da submissão dos resumos deverá ser em formato Microsoft Word (“.doc” ou “.docx”) com o seguinte nome do arquivo: main_document_file, sendo que o processo de submissão será disponibilizado somente pelo e-mail: cientifico@abragesp.org.br. O corpo do e-mail deve conter o seguinte texto:

    Prezados Membros da Comissão Científica do 9o. Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte,

    Por meio deste, gostaríamos que considerassem a submissão do resumo (em anexo) intitulado: “NOME DO TRABALHO” para apresentação na modalidade “COMUNICAÇÃO ORAL OU PÔSTER”, nesta Conferência.

    NOME DOS AUTORES.
    ___________________________

    Norma para apresentação dos trabalhos aprovados

    APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL
    Após selecionado e classificado pela Comissão Científica, será exposto em apresentação oral no local da Sessão de Apresentações Orais indicada pela Comissão Científica.

    É obrigatória a inscrição de pelo menos um autor e a presença do mesmo no momento da Apresentação do trabalho. Data e horário serão comunicados pela organização do Congresso com a devida antecedência.

    Cada trabalho será apresentado em no máximo 15 minutos;

    Cada sessão terá um coordenador que tem a função de apresentar os autores, controlar o tempo de apresentação e organizar a discussão dos trabalhos, que será promovida após o final da última apresentação.

    Solicita-se que os apresentadores compareçam na sala com pelo menos quinze (15) minutos de antecedência do início da sessão;

    Solicita-se também que os autores tragam as apresentações em um dispositivo USB. Sugere-se que, como forma de backup, as apresentações tenham acesso através do e-mail do autor que irá realizar a apresentação do trabalho;

    No conteúdo da Apresentação devem estar especificados:
    • Título do trabalho;
    • Nome, vinculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
    • O material a ser exposto na Apresentação Oral deve possuir os seguintes tópicos: Introdução e objetivo(s); Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões ou Considerações Finais e Referências bibliográficas;

    A apresentação deverá ser em formato PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) e sugere-se que a mesma tenha no máximo 20 slides (diapositivos);

    Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts.

    PÔSTER
    O pôster é um meio de comunicação visual e fonte de informação do trabalho que, após selecionado e classificado pela Comissão Científica, será exposto e complementado por apresentação no local da Sessão de exposição indicada pela Comissão Científica.

    É obrigatória a inscrição de pelo menos um autor e a presença do mesmo no momento da Apresentação do pôster. Data e horário serão comunicados pela organização do Congresso com a devida antecedência.

    No conteúdo do Pôster devem estar especificados:

    • Título do trabalho;
    • Nome, vinculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
    • O conteúdo do pôster deve possuir os seguintes tópicos: Introdução e objetivo(s); Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões ou Considerações Finais e Referências bibliográficas;

    As seguintes medidas devem ser observadas na confecção do pôster: na largura o pôster deve ter exatamente 90 cm e na altura o pôster deve ter exatamente 100 cm e possuir cordão para fixação no local da apresentação;

    Para a elaboração do pôster, sugerimos utilizar para os títulos fonte no tamanho 72pts em negrito; para os subtítulos, utilize fonte no tamanho 32pts em negrito; o texto deve ser escrito com fonte 30pts.

    Submeta seu RESUMO